ANS

Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar detalha vigência do novo Padrão TISS

By 7 de agosto de 2014 No Comments

O diretor vice-presidente Político Institucional, Dr. Adalberto Baccarin representou a Uniodonto do Brasil na 73ª reunião do  Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar – COPISS, realizado na manhã de 24 de julho na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, no Rio de Janeiro.

A Implantação do Padrão 3.02.00 foi o destaque da Reunião, que também incluiu em sua pauta a solicitação de aprimoramento do TUSS Material e OPME à ANS, além do envio de dados para a ANS  e Monitoramento do Padrão TISS.

Prazo de adoção de todos os componentes da versão 3.02.00 do Padrão TISS tem início de vigência em maio de 2014 e  prazo de limite para implantação é 31 de agosto de 2014. A Troca de Informações na Saúde Suplementar – TISS foi estabelecida como o  padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

O Comitê, que foi criado pela ANS através da Diretoria de Desenvolvimento Setorial. O Comitê de Padronização tem por finalidade propor à ANS o aprimoramento do Padrão TISS, revisar os termos integrantes do componente de representação de conceitos sem saúde e analisar as solicitações de inclusões na TUSS, promover a divulgação e acompanhar a adoção do Padrão TISS e analisar os sistemas de informação da saúde suplementar, coordenados pela ANS, visando a adequação do padrão TISS e

O COPISS é composto por representantes da ANS, do Ministério da Saúde, das operadoras de planos privados de assistência à saúde, dos prestadores de serviços de saúde, das instituições de ensino e pesquisa e das entidades representativas de usuários de planos privados de assistência à saúde.